Blog
Aprenda a Investir

Ouro Líquido: Um Resumo de Setor Petrolífero Durante Períodos de Instabilidade Política

O ouro negro proveniente de antigas formações geológicas - mundialmente conhecido como petróleo, teve mais uma vez lugar de destaque nos noticiários mundo afora. Desde o início da pandemia, problemas de demanda e oferta impactaram os preços de quase todas as commodities, incluindo do petróleo cru e refinado. Contudo, na medida em que a crise sanitária se arrefecia, analistas e investidores previram uma situação de maior estabilidade global - ou, ao menos, preços mais previsíveis. 

O problema é que o petróleo é uma commodity muito preciosa e qualquer impasse geopolítico pode resultar em mudanças vertiginosas de preço - uma guerra repentina entre Rússia e Ucrânia criou um novo capítulo no preço do petróleo. 

Esse artigo foi escrito para ajudar investidores a entenderem o cenário de preços do petróleo, como isso afeta nosso portfólio e frisar o que as maiores companhias petroquímicas estão fazendo para enfrentar essa adversa situação. 

Maiores empresas de petróleo e gás em valor de mercado (07/10/2021). Fonte: VisualCapitalist

O que está acontecendo com o petróleo desde o início da guerra?

O preço do petróleo estava próximo de USD 100 uma semana antes do início da guerra. A tendência de alta nos preços se deu em função da inflação e um rebalanceamento de oferta e demanda pós-pandemia. No dia 24 de Fevereiro, a Russia iniciou a invasão na Ucrânia. Desde então, houve forte elevação de volatilidade nos preços. No gráfico abaixo, os movimentos mais recentes:

Gráfico do WTI Óleo Cru . Fonte: Investing

1. Invasão da Ucrânia (24/02/2022)

Forte aumento do preço do petróleo, de USD 100 para USD 130, o nível mais alto em quase 14 anos. Os preços para o consumidor final de gás quase que dobrou em menos de 24 horas. Além disso, o Presidente dos EUA fez uma conferência de emergência para anunciar que os Estados Unidos sansionariam o petróleo Russo. 

2. Mudanças no Cenário Mundial (09/03/2022)

Valor cai de USD 128 para USD 96, após indicações de progresso pelos Estados Unidos na produção de petróleo por outros países como Iraque e Venezuela. A Agência Internacional de Energia disponibilizou 60 milhões de barris de petróleo para minimizar a quebra de fornecimento. Russia e Ucrânia anunciaram que poderiam estar próximas de um acordo para cessar a guerra. 

3. Covid-19 ameaça a demanda mais uma vez (15/03/2022)

Preço cai para menos de USD 100, uma vez que a China anuncia um possível aumento nos casos de Covid-19. Imposição de novas restrições no país. Depois disso, mercados reagiram com investidores preocupados com a escassez de petróleo, fazendo os preços subirem acima de 8%.

4. Rodada de Paz (28/03/2022)

Rússia e Ucrânia têm outro encontro com o objetivo de dar um fim à guerra. Preocupações adicionais em relação à demanda da China entram em cena - Shangai entra em um lockdown mais restrito. Preços caem mais de 8% novamente.

Enquanto isso, no olho do furacão, as companhias petrquímicas nos Estados Unidos tentam lucrar com essa situação.

Uma longa chamada no setor de petróleo?

A guerra na Europa Ocidental criou uma crise de oferta bastante lucrativa para o mundo. A Rússia exporta milhões de toneladas de petróleo e gás para a Europa e Ásia. Desde o início da guerra, o governo americano, junto às maiores companhias de petróleio já anunciaram seus esforços para preencher essa crise de fornecimento. Frank J. Macchiarola, presidente do Instituto de Petróleo dos Estados Unidos, anunciou que “o petróleo e gás natural estadunidense [poderiam] auxiliar no abastecimento mundial enquanto presenciamos essa situação de crise de fornecimento”. Ele disse, adicionalmente, que as empresas americanas estão posicionadas para prover “estabilidade” (saiba mais aqui).

Exportação de petróleo cru russo e derivados por destino, 2020. Fonte: U.S. EIA

O aumento de preços do petróleo e gás natural beneficiam o setor. No entanto, mesmo com uma queda no fornecimento Russo, uma transição no abastecimento não poderia ser feita  de uma hora para outra. Muitos investidores concluíram que um novo mercado foi criado, mas no curto prazo, as empresas americanas não poderiam substituir as exportações russas.

É necessário cautela na hora de considerar novas movimentações no portfólio. A análise das companhias de maneira separada é de suma importânicia para ser asseritvo em relação a quais empresas petroquímicas são mais prováveis de se beneficiarem nesse cenário. Confira abaixo as nossas favoritas:

ExxonMobil (XOM)

Considerada e segunda maior produtora de petróleo do Mundo, ExxonMobil opera em todos os segmentos desse setor. Desde fabriação petroquímica, refinamento, e produtos derivados de petróleo para o varejo.

Recentemente, a empresa focou em diminuir seus custos e elevar sua produtividade. Isso descresceu o custo de produção de petróleo e alavancou o resultado da empresa. Como resultado dessas melhorias, além do aumento do preço da commodity, seu fluxo de caixa está cada vez mais atrativo. A ExxonMobil é responsável pelo por um dos mais altos dividendos do setor (4,23%).

Fonte: Yahoo!Finance

Chevron (CVX)

Chevron também é uma das maiores do setor. A companhia norte americana é a terceira maior do Mundo, com valor de mercado perto dos USD 200 bilhões. De acordo com os analistas, a empresa tem baixíssima exposição ao mercado Russo e poderia se beneficiar do aumento dos preços do petróleo com pouca exposição à Guerra.

Eles mencionaram recentemente planos de aumentar a produção em uma de suas plataformas americanas em 10% já em 2022, aumentando a lucratividade já no curto prazo. A empresa também vem mostrando esforços para o investimento em energias renováveis - fato que agradou entusiastas ESG.

Fonte: Yahoo!Finance

 ConocoPhillips (COP

Uma das maiores companhias focadas em na exploração e produção de petróleo, a ConocoPhillips se especializou na procura e produção de petróleo e gás natural em mais de 12 países. Com um custo de produção beirando os USD 40/barril, a Conoco consegue lucrar em quase qualquer cenário adverso.

Seu baixo índice de alavancagem e elevado caixa dão à companhia fácil acesso a financiamentos - que poderia ser útil na expansão para abastecimento da Europa. ConocoPhillips vem gerando caixa positivo com consistência, com pagamentos de dividendos próximos a 2,27%.

Fonte: Yahoo!Finance

Continuar apostando no mercado de petróleo? Ou realizar os lucros e partir para a próxima?

Essa é uma pergunta capciosa. É consenso entre analistas que a Guerra na Ucrânia continuará pressionado os preços das commodities, principalmente do petróleo, ao menos no curto prazo. Encerrar todas as posições nesse mercado não parece uma boa ideia.

A tendência altista é consistente com o super-ciclo das commodities de modo geral. No entanto, os preços do petróleo já alcançaram a máxima histórica de USD 146. Fato que também ocorreu alguns dias antes da crise do subprime em 2008. 

Preços do petróleo Cru WTI de 1984 até 2022. Fonte: Investing

A melhor maneira de estar bem posicionado no setor é focar em empresas petroquímicas cujas operações sejam geograficamente diversificadas e contem com baixos custos de produção por barril - essas empresas refletem uma estratégia mais defensiva sem que seja necessário sair do mercado de petróleo e derivados.

A volatilidade causada por qualquer instabilidade econômica/geopolítica já traz alguns investidores para setores sólidos, como os de energia, financeiro e farmacêutico. Isso significa que, aliada à alta das commodities, essa industria deva ser uma alocação bastante rentável para 2022.

Além disso, investir no setor pretolífero serve como proteção conta a alta da inflação. O setor energético tem peso de 7,3% no CPI (medidor da inflação americana). Petróleo refinado é usado no transporte, plásticos e vários outros processos industriais. Quando uma alta global da inflação ocorre, as commodities sempre devem ser vistas como aliadas.

Sobre a Passfolio

A Passfolio é uma fintech de São Francisco que, por meio de sua empresa de serviços financeiros dos Estados Unidos registrada na SEC e sua corretora registrada na FINRA, fornece acesso rápido, acessível e seguro a investimentos em ações da Nasdaq, criptomoedas e contas correntes nos EUA.

Fique por dentro.

Assine nossa newsletter para ficar por cima das novidades e notícias do mercado financeiro.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Internacionalize sua Vida Financeira

Abra sua conta gratuita em minutos e dolarize-se hoje mesmo. A Passfolio te dá acesso a um cartão internacional em dólar, a investimentos no EUA e a criptomoedas.
Mais artigos
Postagens recentes de educação

Minha Mãe Dolarizada! — Dia das Mães com Presente em Dobro

💐 Em homenagem a elas, que nos fizeram quem somos hoje, neste dia das mães o presente dela sai em dobro. 💐 10% de desconto em toda operação de câmbio e concorra a US$ 100 de presente nosso para ela!

Como usar um navegador para Blockchain

Uma das principais funcionalidades da blockchain é a transparência.

Relatório Semanal do Mercado de Ações 27/04/22

O aumento na taxa de juros e a redução da velocidade de compra de ativos pelos bancos centrais ainda são as maiores forças no mercado agora.

Ouro Líquido: Um Resumo de Setor Petrolífero Durante Períodos de Instabilidade Política

O ouro negro proveniente de antigas formações geológicas - mundialmente conhecido como petróleo, teve mais uma vez lugar de destaque nos noticiários mundo afora.

Relatório Semanal do Mercado de Ações 02/05/22

A notícia mais importante da semana passada foi a compra do Twitter por Elon Musk, pelo valor de $44 bilhões. Se a transação se concretizar, será o segundo maior leveraged buyout (LBO - quando o comprador usa dinheiro e dívidas para financiar a operação) na história, apenas R$1 bilhão atrás da aquisição da Energy Future Holdings em 2007.

Saque do FGTS: veja como fazer seu dinheiro render no exterior

Caixa iniciou no dia 20 de abril a liberação extraordinária de até R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Confira agora como investir esse valor.

Elon Musk compra Twitter por $44 bilhões

Depois de uma curta batalha, a oferta de Elon Musk para comprar o Twitter (TWTR) por $44 bilhões, ou $54,20 por ação, foi aceita. O prêmio é de 8,8% sobre o valor atual de $49,80. 

Atualização do Mercado de Cripto Ativos 29/04/2022

BTC conseguiu retomar acima da resistência dos $40.000 pela primeira vez na semana.

Ouro Líquido: Um Resumo de Setor Petrolífero Durante Períodos de Instabilidade Política

O ouro negro proveniente de antigas formações geológicas - mundialmente conhecido como petróleo, teve mais uma vez lugar de destaque nos noticiários mundo afora.

Relatório Semanal do Mercado de Ações 27/04/22

O aumento na taxa de juros e a redução da velocidade de compra de ativos pelos bancos centrais ainda são as maiores forças no mercado agora.

Como usar um navegador para Blockchain

Uma das principais funcionalidades da blockchain é a transparência.

Desafios de projetar uma moeda digital para o banco central

CBDC: Encontrando um equilíbrio entre a privacidade dos usuários e a identidade adequada.

Dicas para investir em meio à volatilidade do mercado Rússia-Ucrânia

A situação Ucrânia-Rússia é volátil, para dizer o mínimo. As ações caíram com notícias sombrias, como quando a Rússia assumiu a extinta usina nuclear de Chernobyl, provavelmente um movimento simbólico.

Obtenha o Passfolio Pro para recursos avançados

Temos o prazer de anunciar que estamos lançando o Passfolio Pro para aqueles que desejam levar seus investimentos para o próximo nível.

Uma mensagem do nosso fundador sobre a volatilidade do mercado

Estou escrevendo para fornecer mais informações sobre a atualização que enviamos ontem sobre alavancagem estar indisponível para negociação GameStop (GME) - a GME experimentou extrema volatilidade desde o início do ano e até mesmo nos últimos cinco dias.

Acionista x Parte Interessada: As Principais Diferenças

Há um equívoco comum sobre a diferença entre um acionista e um stakeholder.

Minha Mãe Dolarizada! — Dia das Mães com Presente em Dobro

💐 Em homenagem a elas, que nos fizeram quem somos hoje, neste dia das mães o presente dela sai em dobro. 💐 10% de desconto em toda operação de câmbio e concorra a US$ 100 de presente nosso para ela!

Como é Possível Gerar Juros Sobre o seu Saldo no PassEarn?

PassEarn é o novo serviço da Passfolio que possibilita 5% de rendimento anual a todo usuário (Annual Percentage Yield - APY) e 7% APY a usuários Pro. Ainda, investidores de MOBI podem ter até 15% de bônus com uma opção de ser pago 25% mais juros se optarem por receber em MOBI! É como mágica! Mas muitos querem saber: como exatamente é possível um APY tão alto?

Invista 10% de Cada Salário

A inflação está alta e os grandes bancos ao redor do mundo prevêem que continue a tendência é continuar subindo. Nós te ajudamos a evitar pressões inflacionárias a partir de uma gama de oportunidades de investimentos que podem te ajudar a aumentar seu capital.

Relatório Semanal do Mercado de Ações 02/05/22

A notícia mais importante da semana passada foi a compra do Twitter por Elon Musk, pelo valor de $44 bilhões. Se a transação se concretizar, será o segundo maior leveraged buyout (LBO - quando o comprador usa dinheiro e dívidas para financiar a operação) na história, apenas R$1 bilhão atrás da aquisição da Energy Future Holdings em 2007.