Blog
Aprenda a Investir

Relatório Semanal do Mercado de Ações 02/05/22

A notícia mais importante da semana passada foi a compra do Twitter por Elon Musk, pelo valor de $44 bilhões. Se a transação se concretizar, será o segundo maior leveraged buyout (LBO - quando o comprador usa dinheiro e dívidas para financiar a operação) na história, apenas R$1 bilhão atrás da aquisição da Energy Future Holdings em 2007. Do ponto de vista macro, o FED irá decidir sobre a taxa de juros em 4 de maio, e investidores estão preocupados com novos lockdowns na China. 

Grandes companhias que publicarão seus números incluem: 

  • 2 de maio (Segunda Feira): Moody's (MCO), MGM (MGM)
  • 3 de maio (Terça Feira): Pfizer (PFE), S&P Global (SPGI), Airbnb (ABNB), Starbucks (SBUX), AIG (AIG), KKR & Co (KKR), Prudential Financial (PRU), Coca-Cola Bottling (COKE)
  • 4 de maio (Quarta Feira): Uber (UBER), Marriott (MAR), Moderna (MRNA), MetLife (MET), eBay (EBAY), Franco-Nevada (FNV)
  • 5 de maio (Quinta Feira): Shell (SHEL), Anheuser Busch (BUD), Shopify (SHOP), Ambev (ABEV), Motorola (MSI), Dropbox (DBX)
  • 6 de maio (Sexta Feira): Alibaba (BABA)

O QUE ESTÁ QUENTE

  • Dólar. A força da moeda americana está em seu maior nível nos últimos 20 anos. O “dollar index”, que mede a performance da moeda contra outras seis moedas (como o euro e a libra), subiu 12% no último ano. O mercado espera que o FED seja mais agressivo que outros bancos centrais no aumento de juros e na política monetária mais restritiva. Com juros mais altos, investidores trocam suas posições denominadas em moeda local por posições denominadas em dólar. 
  • UBS (UBS). O banco suíço teve seu melhor primeiro trimestre desde 2007, com os ganhos da mesa de operações mais do que compensando uma performance ruim da divisão de gestão de grandes fortunas. O banco anunciou lucro de $2,7bn, 19% a mais do que no mesmo período em 2021, e acima dos $2,4bn esperados pelos analistas. 
  • Enphase Energy (ENPH). A fornecedora de sistemas para energia solar valorizou 7,72% em 27 de abril, depois de reportar vendas recordes no valor de $441 milhões. O lucro por ação de $0,79 foi 19,8% acima do esperado, que era $0,67. A Enphase está aumentando sua atuação na Europa, por conta de aumento de demanda por energia solar “decorrente do aumento do preço de energia e maior adoção de veículos elétricos”. 
  • META (FB). As ações da Meta subiram 17,59% em 28 de abril, depois do anúncio de resultados melhores do que o esperado. A receita veio menor do que o consenso - $27,91bn versus uma expectativa de $28,2bn. Contudo, o lucro por ação de $2,72 foi 16% maior do que Wall Street estimava. 

O QUE NÃO ESTÁ

  • Elon Musk e o Twitter. Em 25 de abril o Twitter (TWTR) aceitou a oferta de $44bn feita por Elon Musk, depois de uma reunião do conselho no fim de semana. A ação subiu 5,66% no dia, embora tenha caído -3,91% em 26 de abril e -2,09% em 27 de abril. O mercado ainda não tem certeza como Elon Musk irá financiar a proposta, e as ações do Twitter estão sendo negociadas a $49, um desconto de 9,5% sobre o valor de $54,20 da oferta. 
  • Tesla (TSLA). A montadora sentiu os efeitos colaterais da oferta de Musk pelo Twitter. As ações caíram -10,2% desde 21 de abril, depois de uma queda de -12,18% apenas em 26 de abril. Elon Musk dará $62,5bn em ações da Tesla como garantia aos empréstimos bancários previstos na oferta de compra. Além disso, investidores estão preocupados que a Tesla irá receber menos atenção. Musk já é CEO da Tesla e da SpaceX, além de ser dono de diversas outras empresas. Ele já deixou claro que quer ser um gestor ativo no Twitter. Podem ser muitos pratos para girar, mesmo para o homem mais rico do mundo. 
  • Lockdowns na China. Pequim pode entrar em lockdown depois de autoridades sanitárias destacarem o "grave" aumento em casos de Covid-19, o que levou à maior venda de ações chinesas desde fevereiro de 2020. O CSI 300, principal índice chinês, caiu quase -5% em 25 de abril. Pequim reportou apenas 41 novos casos entre 23 e 24 de abril, mas o governo está adotando uma política "zero Covid". Lockdowns na China devem impactar as cadeias de suprimento no mundo todo, o que diminui o crescimento econômico e leva a mais inflação. Ações chinesas se recuperaram ao longo da semana, e se investidores desejam se expor a elas duas opções populares são o iShares MSCI China ETF (MCHI) e o SPDR S&P China ETF (GXC).
  • HSBC (HSBC). O lucro antes dos impostos do banco foi de $4,2bn, $1,6bn abaixo do mesmo período em 2021, apesar de acima das expectativas de mercado, que eram de $3,7bn. O HSBC citou a crise imobiliária na China e a guerra na Rússia como principais fatores. O banco é uma das poucas instituições que ainda não saiu da Rússia, e ainda mantém 200 funcionários no país. Suas ADRs listadas na NYSE caíram -7,84% em 26 de abril. 

O QUE ESPERAR

  • Bitcoin (BTC) e Ether (ETH). O bitcoin está segurando o nível de $39,300 depois de perder os $40,000. De acordo com William Suberg, o bitcoin ainda não reagiu à desaceleração do U.S. dollar index (DXY) - o índice e a criptomoeda geralmente possuem uma correlação inversa. Contudo, Michaël van de Poppe acredita que o bitcoin está "pronto para um grande movimento de impulso". Para o Ethereum, "o preço novamente caiu abaixo da EMA de 20 dias ($3.014), indicando que os ursos continuam vendendo quando o preço sobe até esse nível", de acordo com Rakesh Upadhyay. Os traders devem continuar atentos, conforme os ursos tentam derrubar os preços até o nível de $2.450 e os touros miram os $3.200, sem clareza de quem está no controle. 
  • Câmbio (USD/BRL). A taxa de câmbio subiu 8% entre 21 e 28 de abril. O dólar está ganhando força em relação a todas as moedas do mundo - ele ganhou 11% sobre o euro nos últimos 12 meses e 12% sobre o iene nas últimas 6 semanas. O câmbio será volátil nas próximas semanas - por um lado, a alta taxa de juros no Brasil torna o real mais forte, por outro o capital mundial procurando segurança naturalmente migra para os Estados Unidos. Então é muito importante para os brasileiros fazerem investimentos enquanto o dólar está baixo, já que nesses momentos os aportes valem mais em dólar. 
  • Lockdowns na China. Investidores devem se atentar aos próximos movimentos da China em relação aos lockdowns. A política “zero Covid” do país pode causar grande dano econômico. Por exemplo, navios estão esperando 8,9 dias para trocar de carga no porto de Xangai, um aumento de 162% em relação a 12 de março. Apesar de os casos estarem diminuindo, as autoridades ainda estão aplicando restrições dentro das cidades e controlando o tráfego entre elas. Pequim estima um crescimento de 5,5% para 2022, o menor nível em três décadas. 
  • Calendário Econômico. O evento econômico mais importante semana que vem é a decisão do FED sobre a nova taxa de juros em 4 de maio. O FED provavelmente irá aumentar a taxa de juros em 0,5%, em um esforço para conter a inflação. Isso tem impacto direto nas empresas de tecnologia e na atividade econômica em geral. Outros indicadores econômicos importantes são o JOLTs Jobs Openings em 3 de maio, o estoque de petróleo em 4 de maio, o número de pedidos de seguro desemprego em 5 de maio e a taxa de desemprego em 6 de maio. 

DIVIDENDOS

Empresas que irão aumentar seus dividendos essa semana

  • Companhia Paranaense de Energia (ELP), de $0.07 para $0.537, ex-date em 02/05
  • Banco Bradesco (BBD), de $0.028 para $0.04, ex-date em 03/05
  • Delek Logistics Partners (DKL), de $0.9750 para $0.98, ex-date em 04/05
  • NextEra Energy Partners (NEP), de $0.7075 para $0.7325, ex-date em 04/05
  • Hess Midstream (HESM), de $0.5170 para $0.5490, ex-date em 04/05
  • Alliance Resource Partners (ARLP), de $0.25 para $0.35, ex-date em 05/05
  • Energy Transfer (ET), de $0.1750 para $0.20, ex-date em 06/05
  • Ameriprise Financial (AMP), de $1.13 para $1.25, ex-date em 06/05
  • Continental Resources (CLR), de $0.23 para $0.28, ex-date em 06/05

Principais datas ex-dividendo essa semana

A data ex-dividendo é a data na qual a ação começa a ser negociada sem um dividendo ou distribuição declarados. Ou seja, você precisa ser dono da ação naquela data para receber os dividendos. 

Terça Feira (03/05) - Anheuser Busch (BUD)

Sexta Feira (06/05) - Moelis & Co (MC)

Sobre a Passfolio

A Passfolio é uma fintech de São Francisco que, por meio de sua empresa de serviços financeiros dos Estados Unidos registrada na SEC e sua corretora registrada na FINRA, fornece acesso rápido, acessível e seguro a investimentos em ações da Nasdaq, criptomoedas e contas correntes nos EUA.

Fique por dentro.

Assine nossa newsletter para ficar por cima das novidades e notícias do mercado financeiro.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Internacionalize sua Vida Financeira

Abra sua conta gratuita em minutos e dolarize-se hoje mesmo. A Passfolio te dá acesso a um cartão internacional em dólar, a investimentos no EUA e a criptomoedas.
Mais artigos
Postagens recentes de educação

Minha Mãe Dolarizada! — Dia das Mães com Presente em Dobro

💐 Em homenagem a elas, que nos fizeram quem somos hoje, neste dia das mães o presente dela sai em dobro. 💐 10% de desconto em toda operação de câmbio e concorra a US$ 100 de presente nosso para ela!

Como usar um navegador para Blockchain

Uma das principais funcionalidades da blockchain é a transparência.

Relatório Semanal do Mercado de Ações 27/04/22

O aumento na taxa de juros e a redução da velocidade de compra de ativos pelos bancos centrais ainda são as maiores forças no mercado agora.

Ouro Líquido: Um Resumo de Setor Petrolífero Durante Períodos de Instabilidade Política

O ouro negro proveniente de antigas formações geológicas - mundialmente conhecido como petróleo, teve mais uma vez lugar de destaque nos noticiários mundo afora.

Relatório Semanal do Mercado de Ações 02/05/22

A notícia mais importante da semana passada foi a compra do Twitter por Elon Musk, pelo valor de $44 bilhões. Se a transação se concretizar, será o segundo maior leveraged buyout (LBO - quando o comprador usa dinheiro e dívidas para financiar a operação) na história, apenas R$1 bilhão atrás da aquisição da Energy Future Holdings em 2007.

Saque do FGTS: veja como fazer seu dinheiro render no exterior

Caixa iniciou no dia 20 de abril a liberação extraordinária de até R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Confira agora como investir esse valor.

Elon Musk compra Twitter por $44 bilhões

Depois de uma curta batalha, a oferta de Elon Musk para comprar o Twitter (TWTR) por $44 bilhões, ou $54,20 por ação, foi aceita. O prêmio é de 8,8% sobre o valor atual de $49,80. 

Atualização do Mercado de Cripto Ativos 29/04/2022

BTC conseguiu retomar acima da resistência dos $40.000 pela primeira vez na semana.

Ouro Líquido: Um Resumo de Setor Petrolífero Durante Períodos de Instabilidade Política

O ouro negro proveniente de antigas formações geológicas - mundialmente conhecido como petróleo, teve mais uma vez lugar de destaque nos noticiários mundo afora.

Relatório Semanal do Mercado de Ações 27/04/22

O aumento na taxa de juros e a redução da velocidade de compra de ativos pelos bancos centrais ainda são as maiores forças no mercado agora.

Como usar um navegador para Blockchain

Uma das principais funcionalidades da blockchain é a transparência.

Desafios de projetar uma moeda digital para o banco central

CBDC: Encontrando um equilíbrio entre a privacidade dos usuários e a identidade adequada.

Dicas para investir em meio à volatilidade do mercado Rússia-Ucrânia

A situação Ucrânia-Rússia é volátil, para dizer o mínimo. As ações caíram com notícias sombrias, como quando a Rússia assumiu a extinta usina nuclear de Chernobyl, provavelmente um movimento simbólico.

Obtenha o Passfolio Pro para recursos avançados

Temos o prazer de anunciar que estamos lançando o Passfolio Pro para aqueles que desejam levar seus investimentos para o próximo nível.

Uma mensagem do nosso fundador sobre a volatilidade do mercado

Estou escrevendo para fornecer mais informações sobre a atualização que enviamos ontem sobre alavancagem estar indisponível para negociação GameStop (GME) - a GME experimentou extrema volatilidade desde o início do ano e até mesmo nos últimos cinco dias.

Acionista x Parte Interessada: As Principais Diferenças

Há um equívoco comum sobre a diferença entre um acionista e um stakeholder.

Minha Mãe Dolarizada! — Dia das Mães com Presente em Dobro

💐 Em homenagem a elas, que nos fizeram quem somos hoje, neste dia das mães o presente dela sai em dobro. 💐 10% de desconto em toda operação de câmbio e concorra a US$ 100 de presente nosso para ela!

Como é Possível Gerar Juros Sobre o seu Saldo no PassEarn?

PassEarn é o novo serviço da Passfolio que possibilita 5% de rendimento anual a todo usuário (Annual Percentage Yield - APY) e 7% APY a usuários Pro. Ainda, investidores de MOBI podem ter até 15% de bônus com uma opção de ser pago 25% mais juros se optarem por receber em MOBI! É como mágica! Mas muitos querem saber: como exatamente é possível um APY tão alto?

Invista 10% de Cada Salário

A inflação está alta e os grandes bancos ao redor do mundo prevêem que continue a tendência é continuar subindo. Nós te ajudamos a evitar pressões inflacionárias a partir de uma gama de oportunidades de investimentos que podem te ajudar a aumentar seu capital.

Relatório Semanal do Mercado de Ações 02/05/22

A notícia mais importante da semana passada foi a compra do Twitter por Elon Musk, pelo valor de $44 bilhões. Se a transação se concretizar, será o segundo maior leveraged buyout (LBO - quando o comprador usa dinheiro e dívidas para financiar a operação) na história, apenas R$1 bilhão atrás da aquisição da Energy Future Holdings em 2007.